Dicas e Links

Dicas

Vamos lhe deixar aqui algumas dicas de como pode e / ou deve fazer algumas coisas em sua casa. Quer seja como poupar em luz, melhorar a sua instalação elétrica, como fazer algumas ligações, etc.

Poderá encontrar também alguns links a páginas para melhor poder encontrar informação específica.

Links

Alguns links úteis

Aqui poderá encontrar alguns links para mais fácil encontrar a solução desejada!

7 dicas de como fazer um bom projeto elétrico residencial

Planear com antecedência - Deve fazer um plano detalhado para descrever o âmbito do projeto antes de tudo! Especificar todos os materiais que vão ser necessários no processo e as licenças e / ou inspeções que precisará para o projeto ser conseguido de forma segura e eficiente.

Contratar um eletricista licenciado - É sempre mais seguro contratar um eletricista licenciado para tratar da instalação, cablagem e dos restantes aspetos técnicos do projeto pelos motivos óbvios! Se tiver conhecimento na área, pode dispensar este ponto.

Obter as licenças necessárias - Para que isto não seja uma dor de cabeça, tenha a certeza que tem todas as licenças de que necessita para avançar e concluir o projeto e que passou em todas as inspeções. É muito importante que o projeto se encontre em conformidade com os códigos e regulamentos de construção.

Utilizar materiais de qualidade - Mais vale comprar um produto de qualidade e ele durar toda a vida, do que adquirir um menos eficiente e ter de troca-lo a curto prazo. Certifique-se de que os materiais que compra são de alta qualidade e que se encontram em conformidade com os códigos e normas de segurança.

Rotular circuitos e fios - Para garantir que as manutenções ou reparações futuras sejam feitas de forma fácil e segura, etiquete todos os circuitos e fios.

Testar e inspecionar o trabalho - Após a conclusão do projeto, peça ao eletricista para testar e inspecionar o trabalho de forma a garantir que é seguro e até codificado.

Manter um registo do projeto - É importante manter um registo do projeto, incluindo materiais utilizados, autorizações obtidas e qualquer outra informação relevante. Isto será útil no caso de quaisquer problemas ou reparações futuras.

Ao seguir estas 7 dicas, assegura que o seu projeto elétrico residencial é concluído com segurança e sucesso e que cumpre todos os códigos e regulamentos necessários.


Quais as vantagens de usar lâmpadas LED?

Economia de energia - As lâmpadas de LED são capazes de consumir bem menos energia do que as restantes lâmpadas, isso significa que terá uma diminuição, expressiva, na sua conta de luz (a parte relativa à iluminação).


Maior tempo de vida útil - Outra vantagem é que o tempo de vida útil da lâmpada de LED é bastante superior aos outros tipos. Enquanto a incandescente dura cerca de mil horas, a fluorescente dura cerca de dez mil horas e a de LED chega até 40 mil horas. Além de que o LED tem garantia, se avariar, o fornecedor irá trocá-la ou repará-la.


Iluminação mais agradável e sem transmissão de calor - Uma iluminação feita com luminárias de LED é mais agradável e intensa. Por isso, consegue um ganho estético, inclusive em decorações. Além disso, as lâmpadas permitem direcionar a luminosidade e não transmitem calor, muito menos raios ultravioletas.


Menos poluentes - As lâmpadas de LED são menos poluentes, acabando com a necessidade de procedimento especial. Isso acontece porque, ao contrário das lâmpadas fluorescentes, elas não possuem, na sua composição, metais pesados, como o mercúrio e o chumbo.


Agora que sabe quais são as principais vantagens de utilizar lâmpadas de LED na iluminação de sua casa e ainda quais são os principais tipos existentes, não perca tempo e garanta os benefícios que elas proporcionam. Não se esqueça de que é uma maneira de ter um serviço com mais qualidade e que, ao mesmo tempo, proporciona economia.


Cuidados a ter para garantir o bom funcionamento do seu sistema elétrico

Contrate um profissional qualificado: para instalar, reparar ou fazer qualquer modificação no sistema elétrico da sua casa, precisa de contactar um eletricista profissional e de confiança!


Verifique regularmente os cabos e fios: procure sinais de desgaste, como rachaduras, descascamentos ou fios expostos regularmente! Substitua imediatamente qualquer fio ou cabo elétrico danificado.


Tenha cuidado com a sobrecarga das tomadas: evite conectar múltiplos aparelhos de alta potência numa só tomada ou usar adaptadores improvisados.


Use dispositivos de proteção: instale disjuntores diferenciais residuais e disjuntores térmicos de forma a proteger o sistema elétrico contra sobrecargas e curtos-circuitos.


Desconecte aparelhos que não estejam a ser utilizados: quando sair de casa ou quando não usar um aparelho por um período longo, desconecte-o da tomada. Esta prática ajuda a evitar desperdício de energia e reduz o risco de incêndios.


Evite sobrecarregar circuitos: distribua os aparelhos elétricos por diferentes circuitos da casa para evitar sobrecargas. É necessário consultar um eletricista para garantir que a fiação seja dimensionada corretamente.


Mantenha a humidade bem longe das áreas elétricas: evite a todo o custo o contato direto de água com tomadas, interruptores e painéis elétricos. Nunca toque em equipamentos elétricos com as mãos molhadas!


Não ignore sinais de problemas elétricos: se sentir notar cheiros estranhos, faíscas, quedas de energia frequentes ou qualquer outro sintoma de mau funcionamento elétrico, contacte um eletricista imediatamente para fazer uma avaliação.


Faça manutenção regularmente: agende manutenções periódicas com um eletricista para verificar e testar o sistema elétrico da sua casa. Vai ajudar a identificar problemas coma devida antecedência para que não se tornem graves e de difícil resolução.


Eduque a sua família: ensinar todos os membros da família sobre a importância da segurança elétrica, explicar os perigos e orientar acerca de como agir em situações de emergência, como desligar o disjuntor geral em caso de incêndio elétrico, é muito importante e pode fazer a diferença!

 

A segurança elétrica é fundamental! Se tiver dúvidas ou problemas elétricos em casa, é sempre recomendável procurar orientação de um profissional qualificado na área que lhe saiba indicar quais são as melhores opções e solucionar devidamente os problemas.

Share by: